História

 

História do Martinelli

O Francisco Martinelli foi fundado em 31 de julho de 1915, por um grupo de jovens da alta sociedade florianopolitana. Seu nome é uma homenagem póstuma ao jovem Oficial da Marinha de Guerra, nascido em Nova Trento, que faleceu no litoral paulista em 1913, após o rebocador Guaraní, no qual viajava, chocar-se contra outra embarcação.

O primeiro presidente do Martinelli foi o Sr. Oswaldo Reis, pai do ex-governador Antônio Carlos Konder Reis. A diretoria era composta por Libório Soncini, João Barbosa, Edgard Simone, Pompílio Pereira Bento e Edmundo Luz.

  • 1ª sede – Praia de Fora (atual Beira Mar Norte) [1917 até 1935]

No dia 29 de julho de 1917, foi inaugurado o primeiro galpão do clube, um imóvel localizado na Praia de Fora, atual Avenida Beira Mar Norte – imediações do trapiche.

Poster - Sedes do Martinelli 03

A seguir temos uma imagem aérea da cidade de Florianópolis de 1929. No centro está a edificação do Colégio Catarinense. Observa-se as construções a beira mar onde, mais a direita (não aparece na foto) ficava a 1ª sede do Martinelli.

FLORIANÓPOLIS EM 1929 - Avenida Beira-mar Norte, ao centro o Colégio Catarinense.

  • 2ª sede – Rua Antônio Luz, fundos com Rua João Pinto [1935 até o início dos anos 1970]

Em 1935 o Martinelli mudou-se para o imóvel localizado no centro de Florianópolis – Rua Antônio Luz, fundos com Rua João Pinto. A foto abaixo mostra as construções da cidade antes do aterro da baía sul com a sede do Martinelli no lado esquerdo, próximo ao Forte Santa Bárbara.

Vista aerea Predio da Antonio Luz 2

Baía Sul – antes do aterro

Um patrimônio preservado carinhosamente por todos os diretores que se dedicaram e se dedicam ao Clube.

Sede Antonio Luz

Abaixo pode-se ter uma idéia de como era o interior da 2ª sede do Martinelli.

Sede Antonio Luz - Interior

Abaixo vê-se a antiga sede do Clube de Regatas Aldo Luz e o espaço à direita onde foi erguida a 2ª Sede do Martinelli, na Rua Antônio Luz.

Sede Antiga Aldo Luz com Martinelli

Época áurea do Remo em Santa Catarina, as regatas chegavam a atrair um público de 6000 torcedores que se aglomeravam ao longo do cais Miramar, no trapiche da Rita Maria, para acompanhar os páreos.

Chegada no Cais Rita Maria

 Abaixo uma foto atual mostrando o prédio histórico do Martinelli.

Sede Antonio Luz - Atualmente

  • 3ª sede – Prédio do Estaleiro Arataca [início anos 1970 até 1979]

Com o início das obras do aterro da baía sul no início dos anos 70, mais uma mudança de sede foi imposta ao Martinelli. Ainda sem ter um destino definido, o Martinelli ficou instalado provisoriamente por quase 10 anos em um imóvel localizado abaixo da Ponte Hercílio Luz, na parte insular. Atualmente o espaço pertence ao Bar e Restaurante Scuna Sul.

Sede Arataca

  • 4ª sede – Galpão no Parque Náutico Walter Lang [1979 até os dias de hoje]

Ainda durante as obras do aterro da baía sul, o Governo do Estado de Santa Catarina providenciou a construção de um local destinado a abrigar os três clubes de remo da Capital.

Aterro e clubes de remo em 1976

No dia 14 de junho de 1979 foi inaugurado o Parque Náutico Walter Lang e desde então é ali que os alicerces do Clube Náutico Francisco Martinelli se fincam sob a solidez da rocha da Ilha do Carvão (pequena ilha que foi aterrada com as obras na baía sul – ver imagem).

Sede Pq Walter Lang

Florianópolis, 18 de novembro de 2012

 

Leave a Reply