Especial Centenário

 

ESPECIAL DO CENTENÁRIO 1915 – 2015

Prezados amantes do Remo,

O ano de 2015 foi muito gratificante para a família Martinelli. Foi o ano que o Clube Náutico Francisco Martinelli completou 100 anos de fundação. Uma data histórica para uma instituição sem fins lucrativos, dedicada ao ensino e a prática do remo olímpico sediada em Florianópolis.

Como já ressaltamos em outras oportunidades, a prática do remo em Florianópolis estava sendo gestada há cinco séculos, quando os primeiros navegadores europeus a caminho do Rio da Prata desembarcaram aqui para descanso e reabastecimento das suas naus. Foi nesta época que este pedacinho de terra perdido no mar, a Ilha de Santa Catarina, foi descoberto pelos grandes navegadores. Muitos destes homens do mar por aqui se estabeleceram após naufrágios e deserções e, assim, a cultura náutica na Ilha de Santa Catarina se iniciava no século XVI.

Os anos se passaram e já no século XIX, a população da antiga Nossa Senhora do Desterro (a mudança de nome para Florianópolis ocorreu em 1894) prestigiava as competições dos marinheiros da Escola de Aprendizes com suas escaleres e baleeiras. Veio a Guerra do Paraguai e os oficiais da Marinha se ocuparam com o conflito longe da cidade. Não foi desta vez, o início do remo através de sociedades organizadas ainda não tinha iniciado.

O Brasil muda seu regime de governo, chega ao fim a Monarquia e nasce a República. Para dar um ar de modernidade, surge a necessidade de organizar uma atividade esportiva que mostrasse a todos que éramos capazes de seguir regras, manter a disciplina, pensar a longo prazo, melhorar o desempenho através do mérito. Em 1915 a resposta é dada através da fundação de dois clubes de remo quase que simultaneamente. O Clube Náutico Riachuelo é fundado em 11 de junho e o Clube Náutico Francisco Martinelli em 31 de julho. Em poucos anos o remo se torna o assunto da classe política, jornalística e da juventude florianopolitana. Para uma cidade com menos de 30 mil habitantes, foi dada à luz aquilo que seria uma febre esportiva. Os praticantes eram invejados e aclamados pela população.

Fotos da Revistra Illustrada – março de 1920

Os primeiros campeões se formaram e nas décadas de 50 e 60 ganham os primeiros títulos internacionais. Nas décadas seguintes as conquistas se intensificaram e o Martinelli se torna um reconhecido clube de remo brasileiro. A constante presença de martinellinos na Seleção Brasileira de Remo é a confirmação deste fato.

Para marcar este ano tão especial para o esporte mais tradicional da Capital dos Catarinenses, a diretoria do Martinelli se esmerou para presentear o clube do coração. A seguir a sequência de eventos promovidos no ano do Centenário do Clube Náutico Francisco Martinelli.

LANÇAMENTO DO CENTENÁRIO – 30/05/2015

Com uma presença expressiva de atletas, dirigentes, funcionários, amigos e convidados, uma bela festa foi realizada na sede do Martinelli em maio de 2015. Na ocasião, uma bandeira estilizada com a logomarca do Centenário de 9 m2 foi hasteada no Parque Náutico Walter Lang.

Também foi apresentado o Troféu do Centenário. Uma belíssima peça em metal de cor dourada para ser entregue aos campeões da Regata do Centenário realizada no mês de julho.

Os uniformes de competição também com o tema do Centenário receberam a admiração dos presentes.

HASTEAMENTO DA BANDEIRA NO PORTAL DA CIDADE COM FAIXA PROMOCIONAL

Com o apoio da Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, a bandeira do Centenário foi hasteada no Portal de entrada da cidade. Com grande repercussão entre os moradores florianopolitanos, estava garantida a publicidade deste momento histórico para o remo.

REGATA HISTÓRICA – 100 ANOS DE CONQUISTAS

O evento mais aguardado pelos rubros negros aconteceu no dia 25 de julho de 2015. Mais de 100 atletas de diferentes gerações se dividiram em duas equipes: preta e vermelha, para homenagear o clube e conquistar o Troféu do Centenário. A presença do barco yole a oito deu o toque histórico ao evento. Neste, oito ex-presidentes e representantes abriram a regata sob uma grande queima de fogos.

A regata foi registrada também com o equipamento drone o que propiciou o registro de imagens inéditas e espetaculares.

Muitos campeões de várias gerações fizeram questão de comparecer e até mesmo participar das belíssimas disputas.

Os apoiadores Água Mineral Imperatriz e Fundação Municipal de Esportes tiveram suas logomarcas estampadas em todo material promocional da regata.

ALMOÇO FESTIVO

Uma belíssima e concorrida festa com a presença de ilustres convidados aconteceu na sede do clube no dia 01 de agosto de 2015. Após a entrega de homenagens a grandes apoiadores do clube e ex-presidentes, um delicioso almoço foi servido a família Martinelli.

SESSÃO SOLENE NA ALESC – 01/09/2015

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) reconheceu a importância desta data histórica através de uma pomposa sessão solene celebrada nos salões do principal auditório da casa. Na oportunidade, importantes figuras para o Clube Náutico Francisco Martinelli foram homenageadas como forma de demonstrar todo carinho que o clube tem com seus apoiadores, diretores e atletas. Com mais de 50 anos de remo, como atleta e dirigente, foram homenageados Valmir Braz da Silva, Arnaldo do Amaral Lima e Nilton Brasil Pacheco. As empresas BRDE, Água Mineral Imperatriz e o Superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, Dilnei Prevê Bittencourt, receberam homenagens como forma de agradecimento pelo importante apoio dado ao clube. Os jornalistas Roberto Alves, Cacau Menezes e a empresa RICTV foram lembrados por todo o trabalho em prol do esporte através da publicidade dada as grandes conquistas dos martinellinos. Por fim, a campeoníssima Fabiana Beltrame foi lembrada como representante de todos os atletas e ex-atletas que muito bem representaram o Martinelli, Florianópolis e o Brasil nas diversas regatas ao longo de toda história do clube. O Martinelli agradece toda a organização do evento feita pela ALESC e especialmente o Dep. Marcos Vieira pela proposição do evento.

PRÊMIO DESTAQUE ESPORTIVO 2015

Os expressivos resultados obtidos pelo Martinelli no ano do centenário foram reconhecidos pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, o Fórum do Esporte, a Diretoria de Comunicação Social e a Rádio AL através da entrega da placa DESTAQUE ESPORTIVO PADRÃO DE EXCELÊNCIA ANO 3 – 2015. Receberam especiais citações os remadores Anderson Nocetti, Felipe Faganello Costa e Rafaela Guedes.

Parabéns Clube Náutico Francisco Martinelli

Diretoria – Gestão 2014/2016

logomarca vencedora

VÍDEOS

Vídeo Oficial do Centenário

(ou clicar aqui para assistir – Vídeo Oficial do Centenário)

Regata Histórica - 100 Anos de Conquistas

(ou clicar aqui para assistir – Vídeo da Regata Histórica)

Entrega do Prêmio Destaque Esportivo 2015

(ou clicar aqui para assistir – Entrega do Prêmio Destaque Esportivo 2015)